Este grupo tem como núcleo duro , Rúben Lameira, Bernardo Emidio e o já conhecido do panorama musical português, José Emídio, um dos fundadores do grupo Adiafa e o mentor deste projeto.
​
A banda apresenta no seu reportório vários êxitos portugueses, cantados à Capella a 3 vozes e também com a utilização da viola campaniça, típica do baixo Alentejo. Sendo um grupo polivalente no que respeita a géneros musicais, a sua raiz é sempre uma: O Cante Alentejano, ou seja até os sucessos da música nacional, são “Alentejanados”
No Inicio de 2017 lançaram uma “Quarentena de Modas” que colocou as redes sociais em alvoroço, com mais de 1 Milhão de visualizações. Na respetiva página do Facebook foi lançado um vídeo todos dias, com uma Moda Alentejana diferente, num local diferente e durante quarenta dias, sem cessar.
​
De realçar que “Os Vocalistas” participaram no programa televisivo “ A Capella “ da Rtp1, onde ficaram classificados como o segundo melhor grupo de vozes a nível nacional. Este programa passou durante oito semanas consecutivas na RTP e por conseguinte deu uma enorme visibilidade ao grupo, que se veio a refletir nas solicitações para espetáculos em todo o nosso Portugal Continental e Ilhas, e Também algumas atuações no estrangeiro, nomeadamente em Macau, Canadá, Suíça e França.
​
Neste momento o grupo lançou-se num enorme desafio, ao qual chamou “Bissexto de Modas”, cujo objectivo é elaborar um Cancioneiro digital de Modas Alentejanas, que consiste em publicar todos os dias um vídeo com uma Moda diferente, nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube. Este evento teve início no dia 1 de Janeiro e irá decorrer até 31 de Dezembro de 2020, ou seja iremos Publicar 366 Modas diferentes e todos os dias.